O número de empresas com Certificação no PBQP-H cresce, pois se habilitar ao programa faz com que o construtor tenha benefícios em financiamento de crédito pelos órgãos públicos. Mas ainda é pouco comum pequenos construtores aderirem ao PBQP-H, o motivo seria que a maioria acredita que a implementação seja difícil e burocrática demais para pequenas empresas.
O PBQP-H tem seus fundamentos baseados nas melhores formas de gestão de um empresa construtora, e por isso deve ser aplicada em empresas de qualquer porte: pequeno, médio e grande, desde que a empresa tenha sua atividade voltada para construção civil e que possua ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) da obra em seu nome.
A implantação do programa pode acontecer de forma evolutiva, Nível B ou Nível A. Os dois níveis são certificáveis, a diferença é no Nível A a empresa precisa implementar 100% dos requisitos da norma, enquanto no Nível B apenas 75%. As empresas no Nível A recebem auditorias anuais para validar seu certificado e as do Nível B possuem 3 anos para subirem para o Nível A.
Além de ser uma exigência dos órgãos públicos para liberação de crédito, uma grande vantagem da implementação por pequenos construtores é que ela pode ser bem mais rápida e simples, por possuir um menor volume de obra e funcionários que uma construtora de grande porte.
Download PBQP-h PDF 2016/2017
Em caso de dúvidas, visite nosso Fórum